quinta-feira, 24 de março de 2011

O esporte, uma terapia para cadeirantes

esporte


Por Bárbara Batista e Jaqueline de Paula
A ONG Tênis Para Todos, leva a prática do esporte para pessoas de todas as classes, situações financeiras ou que tenham algum tipo de deficiência física



A capital mineira, Belo Horizonte, é considerada referência nacional em tênis sobre rodas. Fundada em janeiro de 2004, através de um grupo amigos, a ONG Tênis Para Todos, tem como objetivo promover a integração social de pessoas sem oportunidades e cadeirantes. Hoje, a ONG conta com atletas altamente qualificados e reconhecidos internacionalmente. Os torneios são credenciados pela International Tennis Federation com aval da Confederação Brasileira de Tênis e integram o circuito mundial da modalidade.
Minas é espelho na prática de esportes adaptados para cadeirantes, com iniciativas como a do jornalista Gerson Carlos de Souza que diz: “Descobri uma quadra de tênis pública que ninguém utilizava e junto a quatro amigos tivemos a ideia de montar equipes para competição. Antes mesmo de dar segmento ao projeto, um dos meus amigos questionou porque não aproveitar aquele espaço para montar uma equipe para cadeirantes, e assim começou a ONG Tênis Para Todos.” Em sete anos de muito esforço para conseguir patrocínios, o projeto obteve vários títulos em reconhecimento do trabalho desenvolvido: Utilidade Pública Municipal em dezembro de 2006 e Utilidade Pública Estadual em agosto de 2007. Ainda em 2007, foi contemplada com o segundo lugar do Prêmio Eu Acredito – Cidadãos do Mundo, organizado pelo caderno Eu Acredito do jornal Hoje em Dia.  O Tênis Para Todos engloba projetos como o Tênis Sobre Rodas, Tênis nas Vilas, nos Parques, na Escola, para Universitários e SuperAção.
O Brasil conta hoje com várias competições na modalidade do tênis. BH Open, Minas Open, Brasil Open e Winner Brasil são todos torneios criados pela ONG. Dois atletas se destacam no cenário mundial, Daniel Rodrigues iniciou no esporte há quatro anos e é o 50º no ranking mundial e 66º em duplas, já participou de torneios na Inglaterra e na Turquia.  Rafael Medeiros é o outro destaque, aluno do projeto desde os 14 anos já jogou na Suécia e na Colômbia, é o 3º no ranking brasileiro, 78º no ranking mundial e 66º em duplas. O Tênis Sobre Rodas conta com grande número de alunos, “Esta convivência é necessária para o desenvolvimento não só físico mas principalmente psíquico dos deficientes, é uma forma de terapia”, disse Marcos Nunes, cadeirante e aluno do projeto. 




No dia 20 de março de 2011, ás 10 horas, no bairro Santa Teresa, Belo Horizonte, acontecerá o 15º torneio internacional organizado pela ONG Tenis Para Todos e a abertura da 6ª edição do Minas Open.

Nenhum comentário:

Postar um comentário