segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS: SERÁ QUE VALE A PENA CONTRATÁ-LAS?

Por Jaqueline de Paula




 As tarefas realizadas por um sindico não costumam ser das mais agradáveis. Pensando nisso, muitas empresas vêm ganhando espaço no mercado como administradoras de condomínios. Estas empresas prestam assistência ao sindico e aos moradores e por isso tem sido cada vez mais procuradas. Uma maneira eficaz de resolver os problemas internos, mas será que o custo benefício vale a pena?


A sindica do Edifício Paineiras, Maria das Dores Pedra diz que no condomínio onde mora não valeria à pena contratar uma administradora, pois o prédio só possui seis apartamentos, “aqui nós contratamos apenas jardineiro e faxineira e não temos porteiro, acho desnecessário pagar por um serviço que eu mesma consigo realizar. Apesar de surgirem problemas de vez enquanto, com a colaboração dos vizinhos, consigo resolvê-los.”

Algumas administradoras se limitam a fazer apenas a contabilidade dos condomínios, outras se comprometem a realizar o serviço completo: cuidar da contabilidade e da parte jurídica, prestar serviços técnicos e de manutenção, participar das reuniões com os moradores entre outros. 

O Grupo Pontual é credenciado ao PAR, (Programa de Arrendamento Residencial) que tem como agente executor a CAIXA e o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). Promovido pelo Ministério das Cidades, o programa foi criado com o objetivo de ajudar municípios e estados a atenderem à necessidade de moradia da população que recebe no máximo seis salários mínimos e que vive em centros urbanos.
O Grupo presta serviços na área de atendimento e movimentação financeira. Viviane Aleixo, gerente da filial em Belo Horizonte diz que como o foco da empresa são condomínios de classe média baixa, o custo benefício cobrado pela empresa é de apenas 10% da taxa de arrecadação total.

  O administrador da empresa Exata e sindico do edifício Monte Carlo, Luciano Luehring acha importante que o sindico tenha um suporte na parte pessoal, operacional e financeira. “Há muitos casos de condomínios onde a maioria dos moradores não querem ser sindicos, e isso vira um transtorno, pois muitas vezes a pessoa escolhida não tem técnica, experiência nem embasamento para cuidar dos afazeres do lugar onde mora. Outro problema frequente é quando o sindico tem outro emprego e não recebe pelo trabalho que faz no condomínio, isso desmotiva as pessoas a realizarem melhor suas funções, por isso acho importante contratar uma administradora, para que ela minimize a dor de cabeça dos moradores.”

O custo benefício da contratação de uma Administradora de Condomínios é variável, pois depende de uma série de fatores, como qual a estrutura do prédio, quantos moradores têm, quantos andares, se tem elevador, número de funcionários, entre outros. É importante realizar um cálculo orçamentário e verificar se compensa ou não contratar o serviço. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário